Últimas Notícias

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias comemora aniversário: Macajuba



Implantada há 21 anos no município, Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos desempenham suas atividades com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.
O ACS visita regularmente residências e faz registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS  orienta as pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário.
O ACE promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva. Dentro desse contexto e contando com o decisivo apoio do governo Nossa Força é Nossa Gente, esses dedicados profissionais se reuniram num almoço de confraternização no restaurante Quiosque do Parque onde além do secretário de Saúde do Município, Martonio  Alves, da coordenadora das Ações Básicas Anete Ferreira da Silva; da coordenadora da Vigilância Sanitária Luciene Sampaio,  da gestora Mary Dias  presente à solenidade, além de diversos agentes.
O evento foi marcado pela descontração e brincadeiras entres os componentes, além de distribuição de presentes. Animadas e divertidas, a confraternização das ACS foi realizada no dia 18 de março e teve no cardápio um saboroso Caruru com Vatapá, preparado pelos próprios componentes.
De um jeito simples, mas de suma importância, o evento promovido pela própria Secretaria de Saúde do Município, teve como objetivo maior, além da confraternização, valorizar cada um trabalhador, que presta serviço a toda população de Macajuba. 
ASCOM/MACAJUBA

Nenhum comentário